O IDATA

O Instituto de Inteligência Artificial e Computacional (Idata) da Universidade Federal de Viçosa (UFV), é órgão suplementar da Universidade Federal de Viçosa, vinculado à Pró- Reitoria de Pesquisa e Pós-graduação, com função gerenciadora e executiva do programa institucional de desenvolvimento de pesquisas e serviços em análise de dados e metadados e de estudos fundamentados em inteligência artificial (IA) e inteligência computacional (IC), de abrangência multiusuária e multidisciplinar.

O cenário atual destaca a disponibilidade de um volume crescente de dados, provenientes de diversas fontes como bancos históricos, informações genômicas, dados climáticos e de solo, além da globalização das informações e a aquisição de novos dados, como imagens e espectros. Nesse contexto, o IDATA busca avançar no processamento de dados, na inteligência computacional e no aprendizado de máquina, visando à tomada de decisões e à otimização de recursos a partir de informações diversas.
O Instituto tem abrangência nacional e desenvolve produtos tecnológicos para diversos fins, divulga conhecimento científico e promove a capacitação de recursos humanos na área de inteligência computacional. Além disso, contribui para o desenvolvimento de tecnologias computacionais aplicáveis à ciência, especialmente na agricultura, utilizando metodologias avançadas de análise de dados para interpretar fenômenos bióticos e abióticos e otimizar recursos.

Histórico

O IDATA tem seu início com a submissão em 2010, pelo então pró-reitor de pesquisa e pós-graduação da UFV, Prof. Cosme Damião Cruz de uma proposta de subprojeto intitulado Instituto Brasileiro de Análise e Prospecção de dados e metadados ao edital MCT / FINEP / CT-Infra – Proinfra 02/2010. O subprojeto foi aprovado com valor recomendado de R$1.600.000,00.
O CT-Infra foi criado para viabilizar a modernização e ampliação da infraestrutura e dos serviços de apoio à pesquisa desenvolvida em instituições públicas de ensino superior e de pesquisas brasileiras, por meio de criação e reforma de laboratórios e compra de equipamentos, por exemplo, entre outras ações.
Foi dado início então toda a articulação interna para que pudesse ser construído o Idata. No primeiro momento foi solicitado ao colegiado do Departamento de Biologia Geral a permissão para construção do Idata, no campo Experimental da Genética, coordenado pelo Prof. José Marcelo Soriano. Devido a localização do campo experimental, que está em uma região menos favorecida pela urbanização, e também pela distância com a Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI), esta área foi considerada menos apropriada. Sendo assim, decidiu por localizar o IDATA em área central, que foi área pertencente ao Departamento da Física, localizado entre a Pinacoteca e o Banco do Brasil.
A edificação ficou foi inaugurada no dia 28 de junho de 2022 pelo reitor Demetrius David da Silva e a vice-reitora Rejane Nascentes. No dia 06 de março de 2024 o conselho universitário (CONSU) aprova a criação e Regimento do IDATA. No dia 9 de junho foi escolhido o primeiro diretor do Idata, o Professor Leonardo Lopes Bhering do departamento de Biologia Geral.