Postado em 01/dez/2025

Com cerca de 450 participantes, aconteceu, de 25 a 27 de novembro a 2ª Semana da Inteligência Artificial do Instituto de Inteligência Artificial e Computacional da UFV (Idata). O objetivo foi divulgar, em âmbito nacional, as pesquisas desenvolvidas pelos pesquisadores do Instituto. Para isso, os dois primeiros dias do evento contaram com palestras on-line e gratuitas, que exploraram a inteligência artificial em áreas como genética, agricultura, produção animal, bioinformática e aprendizado de máquina.
A palestra de abertura foi com o ex-reitor da UFV Luiz Claudio Costa, que abordou o tema: “Tempo entre os tempos: A era da Inteligência Artificial”. A programação terminou com a apresentação de pôsteres na sede do Idata. Também participaram do evento o reitor Demetrius David da Silva e o diretor do CCA Mario Luiz Chizzotti, além de outros professores, estudantes e membros da sociedade.
A organização do evento contou com a participação do grupo de estudos em genética e melhoramento da UFV, genmelhor.
O Idata iniciou suas atividades em setembro de 2024 e tem como diretor o professor Leonardo Bhering, do Departamento de Biologia Geral. O Instituto, vinculado à Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação, tem função gerenciadora e executiva do programa institucional de desenvolvimento de pesquisas e serviços na área de inteligências artificial e computacional e ciência de dados da Universidade e de outros institutos de Ciência e Tecnologia, sendo multiusuário e multidisciplinar. Ele está situado, no campus Viçosa, ao lado da agência do Banco do Brasil.