O Instituto de Inteligência Artificial e Computacional (Idata) da Universidade Federal de Viçosa (UFV), é órgão suplementar da Universidade Federal de Viçosa, vinculado à Pró- Reitoria de Pesquisa e Pós-graduação, com função gerenciadora e executiva do programa institucional de desenvolvimento de pesquisas e serviços em análise de dados e metadados e de estudos fundamentados em inteligência artificial (IA) e inteligência computacional (IC), de abrangência multiusuária e multidisciplinar.
O cenário atual destaca a disponibilidade de um volume crescente de dados, provenientes de diversas fontes como bancos históricos, informações genômicas, dados climáticos e de solo, além da globalização das informações e a aquisição de novos dados, como imagens e espectros. Nesse contexto, o IDATA busca avançar no processamento de dados, na inteligência computacional e no aprendizado de máquina, visando à tomada de decisões e à otimização de recursos a partir de informações diversas.
O Instituto tem abrangência nacional e desenvolve produtos tecnológicos para diversos fins, divulga conhecimento científico e promove a capacitação de recursos humanos na área de inteligência computacional. Além disso, contribui para o desenvolvimento de tecnologias computacionais aplicáveis à ciência, especialmente na agricultura, utilizando metodologias avançadas de análise de dados para interpretar fenômenos bióticos e abióticos e otimizar recursos.