Missão

O Idata tem por finalidade gerar e aprimorar conhecimentos, além de desenvolver produtos tecnológicos fundamentados em inteligência computacional na solução de problemas técnicos/científicos; criar, manter e gerenciar bancos de dados com informações bióticas e abióticas resultantes da experimentação agronômica, zootécnica e silvicultural de pesquisadores e centros de pesquisas nacionais e internacionais; gerar e agregar informações aos dados originais por meio de laboratórios associados ou específicos e; processar, analisar e interpretar dados para fins de interpretação de fenômenos bióticos e abióticos, tomada de decisão e otimização de recursos.

  • Inteligência Computacional

    O instituto tem a função gerenciadora e executiva do programa institucional de desenvolvimento de pesquisas e serviços em inteligência computacional (IC). Nesta proposta, o grupo está concentrando esforços em promover parcerias, estabelecer laboratórios e consolidar as análises de dados fundamentadas em IC para a solução de problemas na área científica, com especial interesse nas questões da agropecuária brasileira.

  • Geração e armazenamento de dados

    A criação de um repositório de dados é uma estratégia de interesse da sociedade e requer a designação de agentes responsáveis por manter os dados, que são informações valiosas e, seu uso deve ser democratizado em benefício do interesse coletivo. Também deve ser prerrogativa das agências financiadoras estabelecer ou orientar a forma de otimizar e direcionar os recursos, originalmente investidos a um pesquisador ou grupo de pesquisa, para um grupo bem maior de pensadores e geradores de informação de interesse.

  • Processamento e análise de dados

    No planejamento, condução, coleta, análise e interpretação de dados, o adequado processamento é uma ferramenta de grande utilidade, que auxilia o pesquisador a organizar suas ideias e obter respostas diretas e objetivas para as perguntas formuladas em seu trabalho. Neste contexto, torna-se indispensável prover orientações e instrumentos que possibilitam ao pesquisador analisar seus dados experimentais e gerar informações úteis para o seu programa de pesquisa.

  • Planejamento e orientação

    Uma grande massa de informação deve ser processada antes de ser transformada em conhecimento. Portanto, cada vez mais necessitamos de interações, orientações e integrações que apresentem uma visão mais global do fenômeno do que aquela possível em uma abordagem individual.